Loja

Logo Apae
Logo Apae
Logo Apae

APAE BRASIL

Federação Nacional das Apaes

  • Apae Brasil
    • Quem Somos
    • Estrutura Organizacional
    • Certificações e Parcerias
    • Eventos
    • Deficiência Intelectual
    • Sustentabilidade
    • Sistema de Gestão da Qualidade
  • INSTITUCIONAL
    • PDDE
    • Articulação Institucional
    • Coordenadorias Técnicas
  • ADMINISTRATIVO FINANCEIRO
    • Portal da Transparência
    • Captação de Recursos
  • FACULDADE
    • Mapa das Apaes
    • Mapa dos Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Biblioteca virtual
    • Publicações
    • Revista Apae Ciência
    • Cursos
    • Disponibilidade de vagas de Estágio
    • Canal YouTube
    • Pesquisas
    • Faculdade Apae Brasil
    • TEAtivo
  • PROCURADORIA JURÍDICA
    • Jurídico
    • Assembleia Geral ordinária
    • Covid 19 - orientações diversas
  • Comunicação
    • Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025
    • Marca Apae
    • Notícias
    • Contato Assessoria de Imprensa
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Câmara discute estender cotas no ensino público às pessoas com deficiência

MSWI

01/11/2016

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2995/15, do Senado Federal, que altera a Lei de Cotas de Ingresso nas Universidades (Lei 12.711/12). A proposta inclui as pessoas com deficiência entre os beneficiários da reserva de vagas nas universidades federais e nas escolas federais de ensino médio técnico.

A legislação em vigor determina que 50% das vagas de acesso aos estabelecimentos públicos federais de ensino médio e superior são reservadas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e aos egressos do ensino público.

O parecer favorável à cota para pessoas com deficiência considerou os dados do censo populacional do IBGE, que, em 2010, registrou a existência de quase 46 milhões de brasileiros (cerca de 24% da população), que declararam possuir pelo menos uma deficiência (intelectual, motora, visual e auditiva).

O censo revelou ainda que os deficientes têm taxas de escolarização bem menores que a população sem nenhuma das deficiências investigadas, a mesma situação ocorrendo em relação à ocupação e ao rendimento, destacou o relator, deputado Alan Rick (PRB-AC).

Tramitação

O projeto de lei tramita em caráter conclusivo e regime de prioridade e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: fenapaes@apaebrasil.org.br

Telefone: 61-3224-9922

SDS Venâncio IV - Cobertura - CEP: 70393-903 - Brasília - Distrito Federal

Assine nossa newsletter

Logo ISO
APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!